Blog

Receita: Torta Capixaba

17/04/2019

Esse prato delicioso faz parte da tradição familiar de muitos brasileiros.

A Semana Santa se aproxima, e nesse momento de gratidão, amor e renovação espiritual, nada melhor do que reunir os amigos e toda família para preparar e saborear esse prato tradicional, especialmente no Espírito Santo, onde já é feito a mais de 400 anos!

A Torta Capixaba tem nos seus ingredientes principais o palmito, bacalhau, siri e frutos do mar. E com o Palmito Mega Sabor sua Torta Capixaba vai ficar ainda mais deliciosa! Aprenda a fazer essa receita e depois conta pra gente o que achou.

INGREDIENTES
•500 g de bacalhau dessalgado, desfiado e congelado
•200 g de camarões descascados e limpos (nós usamos o cinza médio)
•300 g de Mega Sabor toletes de palmito
•2 tomates maduros
•½ xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço
•1 cebola
•3 dentes de alho
•½ pimenta dedo-de-moça (sem sementes)
•caldo de 1 limão
•¼ de xícara (chá) de azeite
•1 colher (sopa) de urucum (ou colorau)
•3 talos de cebolinha
•½ maço de coentro
•6 ovos

MODO DE PREPARO
1.  Leve ao fogo alto uma panela média com água para ferver. Coloque o bacalhau congelado e deixe cozinhar por 10 minutos.


2.  Assim que estiver cozido, passe o bacalhau por uma peneira e deixe sobre uma tigela para escorrer bem a água.


3.  Enquanto isso, prepare os outros ingredientes: lave, seque e corte os tomates ao meio; descarte as sementes e corte as metades em cubos pequenos. Lave e pique fino a pimenta dedo-de-moça. Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Corte os toletes de palmito ao meio e fatie em pedaços. Corte as azeitonas. Lave e pique a cebolinha e o coentro.


4.  Leve uma panela média ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com 3 colheres (sopa) de azeite e adicione a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte o alho e misture bem. Acrescente os tomates, a pimenta e o urucum, mexa bem por cerca de 1 minuto para formar uma pastinha. Junte o palmito, tempere com sal e refogue por mais 5 minutos.


5.  Acrescente os camarões, tempere com sal e mexa por apenas 1 minuto para que o camarão não fique borrachudo. Junte o bacalhau, as azeitonas e mexa para desmanchar o bacalhau em pedaços menores. Adicione com o caldo de limão, misture bem, prove e acerte o sal. Desligue o fogo, misture o coentro e a cebolinha picados e finalize com mais um fio de azeite. Reserve.

6.  Pré-aqueça o forno em temperatura média (a 180 ˚C). Separe um refratário que comporte cerca de 1,5 litro.


7.  Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, transferindo as claras para a tigela da batedeira e as gemas para outra tigela. Bata as claras em neve: tempere com uma pitada de sal, comece batendo em velocidade baixa; quando começar a espumar, aumente a velocidade e bata até firmar. Acrescente as gemas, uma de cada vez, batendo apenas para misturá-las.


8.  Preencha o refratário com o refogado de bacalhau e cubra com os ovos batidos. Leve ao forno por cerca de 30 minutos, até inflar e dourar. Sirva a seguir.

Veja também:

Card image cap
Natural Sabor: Há 20 anos produzindo palmito em conserva com maciez e sabor

 No mês de junho de 2019, completamos 20 anos de experiência no mercado. Nós...

Card image cap
Receita: Creme de Palmito

Que tal um creme de palmito quentinho para se aquecer nesse inverno?Siga a receita e surpreenda-se c...

Card image cap
Qual o melhor palmito para pizza?

Pizza é sempre uma ótima pedida né? Seja para reunir a família em um jan...